Como Programar na linguagem C#




Introdução a programação numa linguagem visual C#

A Linguagem C#

A linguagem C# é orientada por objectos que permite aos programadores criar uma variedade de aplicações seguras e robustas que são executadas na Framework.NET.

Usamindo o C# podemos criar aplicações de cliente tradicional do Windows, XML Web Services , componentes distribuidos, aplicações cliente-servidor, bases de dados, software aplicaacional, entre outros.

O visual C# fornece um Editor de códigos avançados, uma interface conveniente para programadores, analizador de erros inegrados e muitas outras ferramentas que facilitam o desenvolvimento de aplicações com base na versão 3.0 da linguagem C# e versão 3.5 da Framework.NET.

A sintaxe da linguagem C# simplifica muita das complexidades que existiam na linguagem C++ e fornece recursos poderosos, como tipos de valor nulo,  enumerações, delegates, lambda expressions e Direct Acess Memory, que não são encontrados em java por exemplo. A linguagem C# suporta métodos e tipos genéricos, que forcem um elevado nível de segurança e desempenho, e iteractores, quw permitem desenvolvimentos e implementação e colecção de classes para definir comportamentos e iteração personalizados que são simples de usar pelo código cliente. Para a linguagem C# 3.0, expressões em Language-Integrated Query (LINQ) fazem dela uma forte construtorade Query(consulta).

Como uma linguagem orentada por objectos, o C# suporta os conceitos de encapsulamento, herança e polimorfismo. Todas as variaveis e métodos incluindo o método principal, são encapsulados nas classes definidas. Uma classe derivada só pode herdar directamente de uma classe mãe, mas pode herdar qualquer quantidade de interfaces. Os métodos da classe derivada que substituem métodos virtuais de uma classe mãe , exigem a definição da palavra-chave override como forma de evitar a redefinição acidental ,  Em C#, uma struct é leve como uma classe; a ela é atribuida uma pilha-tipo que possa interpretar interfaces, mas não dça suporte a herança.

         Além destes princípios básicos da programação orientada por objecto, o C# faz com que seja fácil de desenvolver software através de vários compnentes inovadores para construção de linguagem, incluindo.

  • Método de encapsulamento de assinaturas chamados delegates, que permitem a recepção segura de notificações.
  • Propriedades, que servem para aceder a variáveis do tipo private.
  • Atributos que fornecem declaração de metadados sobre tipos em tempos de execução.
  • Inline XML documentation documments.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

Disqus Shortname

Comments system